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Projeto "FEIOSA" - PUMA GT - MEKATRON

Capítulo 1

 

Na virada do ano, eu e minha equipe (Felipe, Vitor e Dayvid), resolvemos tirar da prateleira o projeto da Puma GT, apelidada carinhosamente de “FEIOSA”. Fizemos uma análise geral, e como não somos restauradores e não gostamos do original (velocidade e adrenalina correm na veia), resolvemos fazer um “Racing car” de rua. Então partimos para o planejamento, e começamos dedicando 1 dia por semana para o Projeto “FEIOSA”, já que todos temos muito trabalho.

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Capítulo 2

 

Decidimos fazer uma preparação TIME-ATTACK. Isso quer dizer uma carro (quase) de corrida, com placa e documento. Sabíamos que muitos puristas não iriam gostar, mas essa é nossa natureza. Não temos como ir contra ela. Após analisarmos qual o melhor tipo de suspensão , optamos por um projeto próprio para suspensão dianteira , tipo “duplo A”, e tipo IRS para a traseira, aproveitando os semi-eixos da Variant II. Alteramos o chassis, e mandamos tudo para o jateamento e PRIMER.

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Capítulo 3

 

Dando continuidade à preparação “TIME ATTACK”, projetamos a suspensão traseiro tipo IRS, com braços independentes, buchas de PU (90 shA), Amortecedor Coilover, Placa de Camber (até 4 regulagens) e ajuste de convergência/divergência. Assim conseguimos recursos para muitas regulagens e ajustes, tal qual um carro RACER precisa.

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Capítulo 4

 

Foi necessário o projeto e desenvolvimento do chassis complementar (SUB-FRAME), a fim de suportar o maior peso e potência do motor 1.9T, bem como permitir a “coxinização” do conjunto com a Caixa de marcha de 5 velocidades. Fizemos todo o projeto em CAD. Simulando os esforços torcionais dos quase 40 kg de torque da “usina”, permitindo uma construção simples e leve (3kg). Além disso, ainda usinamos os coxins em PU 90shA.

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Capítulo 5

 

Demoramos a voltar, pois nos deparamos com a incompatibilidade da suspensão dianteira original. Partimos para um novo projeto. Do zero! Queríamos algo dentro do potencial GT/ competição (Duplo “A”) com inúmeras possibilidades de ajuste. Isso tomou um bocado de tempo. Valeu a pena. Olhem o resultado abaixo.

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Capítulo 6

 

Nesta fase juntamos o chassi (já definidas as suspensões) e a carroceria. Esta recebeu alguns “apêndices”. Desenvolvemos os “fladers” para as rodas maiores e mais largas, dando um visual Wide-Body. Também fizemos tomadas de ar, no lugar da vigia lateral traseira, para admitir ar para o novo motor TURBO, e seus infinitos radiadores. Nossa preocupação era aditivar esses elementos com características de época, sem contrariar a beleza original. Agora começa a etapa do Roll-Cage (parte elétrica, habitabilidade ergométrica, acabamentos, etc).

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Capítulo 7

 

PRENÚNCIO DO FIM

 

Para quem pensou que estávamos parados, não! Muito trabalho, muitas viagens para campeonatos de kart, muito "tudo" mas sem deixar de lado nossa Puma “FEIOSA”. Já chegamos no ponto de desmontagem, para remontar já no acabamento final (fibragem, pintura, elétrica, etc). Daqui pra frente a “Feiosa” começa a se vestir em “traje de gala”. Apreciem e curtam nosso “trampo”.

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